Gerenciamento Financeiro Para Músicos

16:02

Uma coisa que volta e meia tenho conversado com amigos músicos é sobre grana e, principalmente, como eles fazem pra se organizar em relação a isso.




A grande dificuldade da maioria dos músicos em organizar suas finanças está no fato de, na maioria das vezes, receberem cachês por seus trabalhos. Ou seja, sempre tá entrando uma grana ali, outra aqui. Como saber o quanto receberam no mês? Essa é uma das questões, já que nesse vai e vem de dinheiro é muito fácil simplesmente se perder.

A atitude que eu tomei pra resolver esse problema foi passar a me enxergar como empresa. Como assim? Primeiro, passei a determinar os meus serviços prestados e as despesas envolvidas. Por exemplo: dou aulas, toco na noite e faço gravações. Esses são os serviços. Para a prestação destes há custos envolvidos diretamente como transporte e manutenção do instrumento (cordas, baquetas, palhetas...).

Tendo isso em mente o próximo passo é anotar TUDO. Todas as receitas e despesas devem ser anotadas com as informações importantes como data, nome do cliente/banda, valor e o tipo de serviço/despesa.

Sim, dá um pouco de trabalho. Mas calma, tenho uma notícia boa!

Há alguns sites, programas e aplicativos que podem facilitar bastante a sua vida. Eu uso o Zero Paper e lá faço toda essa contabilidade. Além da praticidade existem grandes vantagens em utilizar esses sites como obter relatórios por períodos específicos. Chegou no fim do ano e quer saber qual serviço lhe rendeu mais grana? Está lá a informação. Quer saber em que você anda gastando mais e precisa economizar? Está lá também!

Outra grande vantagem de se acostumar a anotar tudo isso diariamente é que nunca mais vai ficar sem saber se de fato recebeu aquele cachê ou não... hahaha!

Não sou nenhum economista e nem tô prometendo que você vai ficar rico depois que começar a seguir essas ideias. Mas tenho certeza que organizar a sua vida financeira vai lhe ajudar e muito a entender quanto você ganha e administrar isso. Já é o primeiro passo pra aumentar a renda, não é?

Você também pode gostar

0 comentários

posts populares

Vídeos

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *