6 Modelos de Contrabaixo para Conhecer

18:02


Há muito tempo atrás, numa terra distante, compositores sentiam-se inseguros com suas criações médio-agudas e necessitavam de um instrumento capaz de reproduzir sons graves para que sustentassem e enchessem de beleza a nossa amada música. Assim começa a história do meu instrumento de coração!

Hoje vou falar de seis tipos de contrabaixo e nada mais justo que começar pelo começo: o gigante!

1. Acústico


contrabaixo acústico


O contrabaixo acústico adquiriu sua forma definitiva, como nos é apresentada hoje, lá pelo final do século XVIII passando a integrar de forma oficial as orquestras sinfônicas. É da família dos violinos, possuindo também uma caixa de ressonância, porém em proporções bem maiores.

2. Elétrico




Foi na década de 50 que um técnico em eletrônica Clarence Leo Fender (valeu, xará!) revolucionou o mundo dos graves criando o primeiro baixo elétrico, o Precision Bass. Os primeiros eram de 4 cordas (como o acústico), mas hoje é possível encontrar em grande escala comercial instrumentos de 5 e 6 cordas, além de alguns mais raros com ainda mais. Como se trata de um instrumento sólido precisa ser ligado a um amplificador.

3. Fretless




Basta tirar os trastes do baixo elétrico e voilà!, temos um Fretless. Com a escala lisa o instrumento fica mais "chorão" possibilitando lindos timbres. Ficou eternizado nas mãos de Jaco Pastorius, um dos baixistas mais importantes da história.

4. Vertical




E com a evolução da arte de construir instrumentos surgiu o contrabaixo vertical ou upright bass. Trata-se de um instrumento elétrico com as mesmas proporções de um contrabaixo acústico. A grande diferença além da parte elétrica é a ausência da caixa de ressonância.

5. Baixolão




Esse é o instrumento que vemos na maioria dos DVDs acústicos. Parece bastante com o violão e tem o som mais aveludado em relação ao contrabaixo elétrico.

6. Fanned






Uma evolução do baixo elétrico pouco utilizada no Brasil. Trata-se de um instrumento em que as cordas têm comprimentos diferentes e os trastes são tortos buscando uma afinação mais precisa. Nunca toquei em um, mas há quem diga que é mais ergonômico e de fato oferece uma afinação perfeita!

E qual a diferença de baixo pra contrabaixo?

Essa curiosidade é interessante pra desmentir essa história de que são instrumentos diferentes, hahaha. Contra é o prefixo empregado para o instrumento que reproduz sons mais graves de uma determinada família. Na família dos violinos este é o contrabaixo acústico. Na família das guitarras o contrabaixo elétrico.

Qual é o seu preferido? Fala aí!




Você também pode gostar

2 comentários

  1. Confesso que nunca ia arriscar que existiam 6 modelos de baixo hahahaha :) (leiga que sou :D) Achei massa! Faz um teste pra ver se a gente adivinha os sons diferentes que eles fazem! Vou tirar dez, certeza! hahahaha

    ResponderExcluir

posts populares

Vídeos

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *