Como organizar os estudos musicais

20:29

Você que é músico, iniciante ou profissional, já deve ter se perguntado algumas vezes qual é a forma mais eficiente de estudar música. É fato que não há uma fórmula perfeita que funcione pra todo mundo (se houver, me avisem, por favor!), mas posso dar algumas dicas que farão toda diferença no seu aprendizado.



O primeiro passo é: se organize! Sim, ser organizado é primordial para que os estudos realmente façam efeito. E quando falo em organização penso primeiramente no ambiente de estudos, afinal não queremos perder tempo procurando aquele livro, um arquivo perdido ou o caderno de música. Manter a sala de estudos limpa e organizada vai te ajudar bastante.

Divida os estudos. É interessante que você divida os assuntos a serem estudados e encaixe no seu dia-a-dia. Por exemplo: Você precisa estudar técnica no instrumento, leitura, improvisação e repertório. Então determine um tempo pra cada item e siga rigorosamente, você vai notar que os estudos serão mais rápidos e objetivos. Pra não ficar prestando atenção no tempo, coloque um despertador.

Descanse! Sim, é importante descansar o cérebro pra que ele renda mais. O indicado é que se faça um descanso de 10 minutos a cada 50 de atividade.

Tenha seus estudos como rotina. Estudar um pouco todos os dias é mais eficiente que estudar muito um dia só. Você já deve ter ouvido isso algumas vezes na vida e sabe muito bem que estudar de véspera vai fazer com que no máximo tire uma nota mais ou menos na prova e não é essa a intenção aqui. Sei que não é fácil arrumar tempo, mas separe um mínimo possível e o faça todos os dias.



Trace metas. Não, não vou sugerir deixar a meta aberta pra depois dobrar a meta. hahaha. Mas trace metas mínimas. Eu costumo organizar meus estudos por um tempo determinado e quando alcanço o faço de outra forma. Dividir os problemas é uma forma mais fácil de resolve-los.

Pra exemplificar. Hoje os meus estudos estão sendo feitos assim:

Repertório - 25 min
Improvisação - 25 min

Descanso - 10 min

Baixo Acústico - 25 min
Piano - 25 min

Descanso - 10 min

Leitura 25 - min
Livre - 25 min

Na parte de repertório busco aprender a tocar músicas que julgo interessantes pro meu crescimento musical. Nos outros itens sigo livros que me identifiquei. Coloquei como meta estudar dessa forma 20 dias, quando concluir refaço ou ponho uma nova meta nos mesmos estudos.

Estuda de forma diferente? Conta aí pra a gente, vamos conversar e aprimorar os métodos pensando sempre no crescimento de todos!

Até mais!

Você também pode gostar

7 comentários

  1. Xará!! eu estudo da mesma forma, só que mais tempo... essa regra dos 50 min eu derrubo... no minimo aqui eu tenho 1:30 pra 1 assunto.. tem assunto que vou pra quase 3 horas... :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa, xará!

      Isso de dividir os estudos funciona muito bem mesmo. Mas realmente a questão do tempo é bem individual. Tem gente que tem problema em se concentrar por muito tempo em um assunto só, então diminuir e mudar o foco acaba sendo uma boa opção...

      Excluir
  2. Muito bom, cara! Também divido assim, mas como não tenho muito tempo pra estudar, um dia eu diminuo o tempo para casa assunto, e no outro eu diminuo os assuntos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo, Mike!

      Essa questão do tempo disponível pros estudos hoje em dia é de fato um problema. Quando não tenho tempo também acabo diminuindo, mas penso que a repetição diária dos estudos, mesmo com tempo apertado, é o que dá resultado.

      Obrigado e volte sempre ao blog!

      Excluir
  3. Excelente Léo! Visual enxuto, assuntos bem distribuídos e gostei muito do incentivo com as crianças. Para pautas futuras, sugiro colocar nas dicas o que pode ser estudado pelo contrabaixista em ordem cronológica de importância através da sua experiência para o nível iniciante/intermediário.
    Grato por este trabalho!

    ResponderExcluir
  4. Warz, obrigado pelo comentário e que bom que você tá gostando! Já anotei sua dica aqui e logo logo teremos novidades na área. Grande abraço!

    ResponderExcluir

posts populares

Vídeos

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *