Grandes Mestres

19:00


Quando tive a ideia de começar com um blog pensei sobre assuntos que eu gostaria de contar e discutir com vocês. Então achei que seria interessante falar sobre meu dia-a-dia, dicas sobre teoria musical e contrabaixo e, também, sobre músicos que me influenciam.

Decidi assim começar essa parte das influências com inspirações mais próximas e não menos importantes: meus professores!



Jean Nascimento

Comecei a estudar baixo de verdade com esse grande instrumentista. Já tocava violão, mas fui convidado a integrar uma banda de forró quando tinha 15 anos e precisava me adaptar a esse novo desafio e ele me ajudou demais. Me passou as primeiras noções de teoria musical, intervalos e harmonia.

Jean é muito respeitado tanto no meio instrumental quanto no gospel. Em 2013 lançou um lindo DVD chamado “Entre Amigos” - você pode conferir algumas faixas no youtube. É muito rápido, preciso e excelente improvisador.




Alexandre Montenegro

Assisti um workshop de Alexandre certa vez em Simões Filho - Ba e virei fã. Depois de um tempo consegui marcar algumas aulas com ele que acabou sendo o professor que mais tempo fiquei estudando. Alexandre me fez enxergar o instrumento de uma forma nova, me ensinou a ler música e fez parte da minha preparação pro vestibular da UFBA onde hoje estudo Música Popular. Sou muito grato!

Com 28 anos dedicados à música ele carrega uma experiência gigante. Já tocou com grandes bandas e artistas da Bahia e do Brasil e hoje se dedica à sua carreira. Se eu tivesse de destacar um momento pra Alexandre seria sua apresentação no Festival de Música Instrumental da Bahia em 2013 no TCA onde eu estava presente e, ainda assim, já assisti algumas vezes mais esse show no youtube. Em breve vai lançar seu novo projeto Baixo Didático e eu estarei ligado com certeza!




Ivan Bastos

Já conhecia Ivan e seu trabalho principalmente por causa da Jam no MAM - Jam que acontece em Salvador e atrai bastante gente pra curtir música instrumental e o clima do Museu de Arte Moderna da Bahia, mas o meu primeiro contato com ele de fato foi no vestibular; Ivan é professor da UFBA e fez parte da banca de avaliação da minha prova prática. Entrei na habilitação composição e arranjo, mas consegui pegar contrabaixo como matéria optativa. É ótimo estudar com um baixista com tanta bagagem e que entenda tanto de música para além do instrumento.

Lançou recentemente um interessante trabalho sobre o desenvolvimento de linhas de baixo a partir de toques da música afro-baiana.




Leonardo Lima

Com Léo só tomei uma aula de verdade (temos que providenciar isso!), em um curso promovido pelo Festival de Música Instrumental da Bahia. Além de ser um dos melhores baixistas que eu já ouvi, me ajudou muito em conversas informais sobre música, mercado e estudos. Por isso o considero como um dos meus mestres.

É bem conhecido na cena musical da Bahia e admirado pelo Brasil todo. Dos seus trabalhos gosto muito do Percussivo Mundo Novo, Samba de Boate e MõrenaDub.





É interessante notar como baixistas diferentes podem influenciar e despertar novas formas de pensamento. Sou muito grato a estes e a muitos outros que muito mais que excelentes músicos são educadores e não se importam em compartilhar conhecimento por um objetivo maior.

E você, quem são seus mestres e influências? Conta aí! :)

Você também pode gostar

0 comentários

posts populares

Vídeos

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *